Está na moda: Estampa CHINTZ

Está super na moda e, presente em muitas passarelas e roupas de festas, o :CHINTZ ou mais conhecida como Chita, aqui no Brasil, é a estampa de origens indianas. É um tecido de algodão geralmente floral. O nome chita vem do sânscrito chintz e surgiu na Índia medieval e conquistou europeus, antes de se popularizar no Brasil.
 

A sua história e origens são interessantes, por isso resolvi falar sobre ela.
Foi produzida por volta de 1600 a 1800. Tem acabamento delicado e único.
A chita veio para o Brasil com os europeus a partir de 1800. O tecido originário da Índia passou por várias melhorias até chegar ao que temos hoje. Após um longo processo burocrático, cultural e financeiro, a chita passou a ser produzida também no Brasil. A produção do tecido no país o barateou, e muito, tornando populares as peças confeccionadas com o material, transformando-o, assim, em um dos ícones da identidade nacional. Atualmente é mais usado em festas populares, como a festa junina, mas vem sendo valorizado também na decoração, principalmente como referência estética. De tempos em tempos, ganha espaço em passarelas, galerias de arte, vitrines e palcos, quando estilistas, artistas plásticos, designers e outros criadores redescobrem estas estampas e as incorporam a suas produções.


Ela só combina com quem gosta muuito de algo que não seja discreto, pois o chintz tem muita cor, flor e detalhes coloridos. Além de ser muito usado em roupas, também é ótimo para decoração, como papéis de paredes, quadros, cortinas..
As estampas são variadas, vão das mais "cruas" (tons básicos) como cores foscas, até mesmo as mais vivas, junto com florais grandes que chamam a atenção.
Encontramos o chintz também em antiguidades, lousas; e em guarda-chuvas, edredons, etc. Ela está em todo o lugar, que por muitas vezes nos passam despercebidas, mas darei exemplos de várias estampas e onde a encontramos a seguir ;)






















Confiram abaixo o vídeo da coleção Kenzo 2014 com exemplos de roupas com a estampa chintz, vale a pena ver.



0 comentários:

Postar um comentário